Equipe

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mo relata

Olá pessoas alegres! Como vão? Espero que bem.

No domingo, dia 25, fui no bairro da Liberdade para presenciar o 32º Tanabata Matsuri ou se preferirem, Festival das Estrelas. Só tenho uma coisa a dizer: foi maravilhoso! Me diverti muito.
Antes de mais nada vou explicar que o Tanabata Matsuri é originário de uma lenda japonesa que conta a história de Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, diante de seu tear, ela vê passar um cavaleiro e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Casados e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, mas permitiria que o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem à ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega e o rapaz pela estrela Altair, do lado oposto da galáxia- duas estrelas que realmente só se encontram uma vez por ano. Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, onde acredita-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem, nesta época, uma ponte na Via Láctea [chamadade Ama-no-Gawa, "Rio Celestial"] possibilitando que os amantes possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

O Festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial, e a data tornou feriado nacional em 1.603. No Brasil, o Festival das Estrelas/Tanabata Matsuri é realizado sempre no mês de julho na Praça da Liberdade. No Japão o festival de Tanabata é realizado em várias cidades.

As ruas do bairro e a praça da Liberdade são decorados com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas. Nesses bambus as pessoas penduram os chamados tanzakus, pequenos pedaços coloridos de papel onde elas escrevem seus pedidos a serem entregues aos deuses.
[fonte: culturajaponesa.com.br]

Bem interessante essa lenda. Eu escrevi meu pedido no tanzaku azul ^^

Então, chegando lá eu fui comer, pois estava faminta. Depois andei, pendurei meu tanzaku e dei uma volta. Ah, também tomei Melona [sorvete]. Muito bom, vale a pena experimentar ^^ Depois fiquei lá vendo o palco e o moço tinha falado que uma cantora que veio do Japão ia estar lá.. quem era? era a Tsubasa *-* [se lê: Tsubassa]aquela que eu falei que estava no Festival do Japão..
Enfim, dae eu tive uma grande ideia: escrever num papel 'Tsubasa' em japonês pra ela entender neh rs. O problema é que só tinha pequeno, mas escrevi do mesmo jeito [hehe]. O produtor dela é brasileiro, e ele falou "Daqui a pouco a Tsubasa vai escolher alguém pra ganhar um mini tanabata e quem ela escolher vai ganhar o CD autografado."

*tanabata: grande enfeite de rua deito de papel colorido, típico de Tanabata Matsuri; composto por cabeça [parte superior do enfeite], aros [decorados com flores que servem para sustentar a parte inferior] e cauda [parte inferior formada por cascatas de papel em tiras]. Um tanabata representa um cometa, que para os antigos japoneses era uma estrela muito grande com um rabo que corta rapidamente os céus- mensageira ideal para levar as preces dos tanzakus aos deuses.

Passando o tempo, umas pessoas iam saindo e eu ia indo pra frente, até que chegou uma hora que eu fiquei em frente ao palco. Ela sua apresentação e tals, até que chegou o mometo que ela ia escolher. O produtor dela falou "Quem gritar mais vai ganhar". nuss, todo mundo começou a gritar.. enquanto eu? eu pulei, eu fiquei olhando pra ela, com um papel minúsculo levantado escrito o nome dela e com com um olhar de 'me escolhe'. Ela olhou e olhou, olhou de novo e apontou na minha direção. Na hora não sabia se era comigo mesmo, pq tinha uma menina do meu lado implorando pra ela escolhê-la. Dae o produtor dela se abaixou e falou "Você!". Na hora nem acreditei ele perguntou meu nome e falou "Uma salma de palmas!"

Bom, depois fui lá na tenda que ela estava, pois ela estava vendendo CD, autografando, tirando foto etc etc. Ela pegou o CD, autografou e tirei foto com ela *.* Ela é super fofa ^^
Depois o grupo de dança Smile Matsuri Dance iam dançar, e qualquer um pode dançar. Ficaram duas pessoas do grupo no palco, e o resto do grupo no chão. Sabe o que fiz? Fui dançar junto, estava empolgada. Fiquei do lado de um menino vendo os passos e aprendi [óóó]. Foi muito divertido ^^ Foi o melhor dia das minhas férias : )

kissus
sayonara

Nenhum comentário:

Postar um comentário